Apresentação

PROJETO COMPLETO



O presente projeto cujo título é LITERATURA DE CORDEL: “A ARTE CULTURAL POPULAR EM  MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO TERRITÓRIO DE IRECÊ”, com carga horária de 30 horas, tem como público-alvo os discentes desta Universidade, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, bem como a comunidade em geral do território de Irecê.
Falar da Literatura de Cordel nos leva a estabelecer uma viagem no tempo, onde encontraremos suas raízes nas publicações  dos romanceiros luso-espanhóis que já comercializavam folhetos pendurados em cordões, chamados cordéis. Tido como poesia popular, a Literatura de Cordel é uma rica demonstração cultural brasileira constitutiva da pluralidade literária do país, com temáticas e conteúdos poético-expressivos, mas que ainda é pouco valorizada e utilizada no ambiente escolar.  É importante frisar que muitos fatores são responsáveis por essa exclusão do Cordel na sala de aula, dentre eles, destacamos o preconceito linguístico.

Portanto, ao se oferecer a proposta de um Projeto sobre a Literatura de Cordel, abrimos espaço para a reflexão sobre a maneira que este gênero literário possibilita um dialogo com outros textos, consequentemente oportuniza ao docente e ao discente uma gama de saberes antes desconhecidos. Além disso, o Cordel é um valoroso e versátil objeto de estudo, capaz de traçar caminhos de aprendizagens e diálogo entre academia/escola regular/comunidade, afinal, a proposta acadêmica desse projeto é  transformar a UNEB – CAMPUS XVI - em um lugar poético para trazer ao coração dos seus participantes uma realidade vivida e transcrita nos folhetos de cordel.

PROJETO COMPLETO

Um comentário:

  1. Teremos muita informação, versada e cantada para apresentar ao publico presente.Contamos com a presença de CADA UM DE TODOS VOCES JUNTOS.

    ResponderExcluir