sábado, 25 de maio de 2013

Entrevista com o Prof. Helder Pinheiro (UFCG)

Por Jaqson Rosendo
Agente de Comunicação – Campus XVI

Durante a manhã de quinta-feira, 23/05, a UNEB – Campus XVI – Irecê esteve badalada, pelos corredores, salas e auditório, comunidade local e outros Campi que compõem essa Universidade. Comentava-se, a organização de um evento que conseguiu reunir personalidades da Literatura de Cordel em um único espaço e evento.

Durante a manhã, o Campus XVI recebeu em suas instalações a visita de fotógrafos, comunicadores e visitantes de cidades e estados vizinhos.

Foi um momento de grande expectativa para a apresentação dos professores, Helder Pinheiro (UFCG) e Antônio Barreto, que com muita graça ensinaram um jeito diferente de pensar e fazer cordel e poesia.

Em entrevista, o Professor Helder

AC: Professor Helder, qual a importância desse seminário para o Campus XVI, levando em consideração que este é um espaço de formação de professores?

R: Posso dividir em 4 níveis de importância. A primeira função é dar visibilidade à literatura. A segunda é trazer livros para que as pessoas tenham contato com os folhetos. A terceira fundamenta-se na utilização dos folhetos como material didático e por último investir nesse trabalho.


AC: Como trabalhar a cultura popular dentro da escola, sabendo-se que no currículo escolar não tem sido incluso os temas sobre cultura popular?

R: O fato de não estar no currículo não impede que essa literatura seja trabalhada. É preciso trabalhar a dimensão do Cordel, a partir da sua oralidade, que é apresentada nas vivências das diversas obras.

0 comentários:

Postar um comentário